O Caipira e a Construção da Nacionalidade: Diversas Faces do Jeca Tatu

Publicado em 15/10/2004

É claro que devemos atentar para o fato de ser essa caracterização do caipira não apenas fruto de uma visão conservadora de um fazendeiro decadente, mas também de uma vontade de se lançar no "mercado literário" quebrando com uma tradição literária que vinha da escola de José de Alencar e Gonçalves Dias. Daí o cunho meramente literário (e relativamente rebuscado) que imprime aos textos dessa época. É uma caracterização do caboclo dum ponto de vista alheio à sua realidade e de maneira conservadora e classista.

Quando uma segunda alegorização101 é criada, já em 1924, Lobato passa a ver o caipira não como elemento desestruturador e de debilitação, na medida em que improdutivo para as estruturas desta vez com o nome de Jeca Tatu: a ressurreição. nacionais, mas como fruto do meio social no qual estava inserido. Ou seja, o caipira, nesta sua segunda reaparição, desta vez como personagem principal do enredo, é visto sob uma outra ótica — muito mais social — que o põe como vítima de um meio social e político, elitista e excludente.

É a pré-consciência — oriunda, de certa forma, de concepções também adotadas pela escola modernista — da função da posição do intelectual…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.