Não Poe Corda no Meu Bloco

Publicado em 22/06/2003

NÃO PÕE CORDA NO MEU BLOCO


Um título muito feliz, o leitor a priori não consegue entende-lo e por isso engrena na leitura para decifra-lo. Intitular uma obra é uma arte, a qual Marcos Bagno domina com maestria.

A frase "não põe corda no meu bloco" é uma retomada das palavras de João Bosco e Aldir Blanc na música Plataforma, a palavra corda tem toda uma carga significativa de separação, rompimento. Como diz Marcos Bagno: "... a GT se transformou na corda usada para separar os blocos dos falantes da língua, delimitando espaços, impondo um único minueto, uma corda para organizar o carnaval da língua". Origens:

A Gramática Tradicional, doravante, GT tem suas origens na Grécia e no Egito, seu intuito primordial era a preservação da língua.

"Para alcançar seu objetivo, aqueles estudiosos, chamados filósofos, resolveram descrever as regras gramaticais empregadas pelos grandes autores clássicos para que elas servissem de modelo para todos os que, a partir de então, quisessem escrever obras literárias em grego. Foi assim que nasceu a gramática, palavras grega que significa exatamente " arte de escrever". Esse campo de estudo voltado apenas para os usos literários dos grande autores ao passado, recebe hoje, o nome de Gramática Tradicional (G.T. para os íntimos)".

O que não foi dito neste estudo de Marcos Bagno, mas foi veiculado nos livros de Celso Cunha e Said Ali é que a Norma culta veio também pela necessidade de uniformizar a língua tornando-a compreensível a todos. Os diversos dialetos falados no mesmo país, fazia o dilema de um povo, diversas línguas e muitos ruídos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.