Monografia:Inclusão como fator de inserção social

Publicado em 26/08/2009

Conclui-se que, culturas vão se transformando e tendo uma posteriormente, através de organizações e Leis que determinam a igualdade de direitos humanos para todos.

O Brasil tem tomado medidas significativas para que o reconhecimento das pessoas com deficiências sejam efetivadas. As políticas de inserção dessas pessoas no ensino regular comum, bem como sua inserção no mercado de trabalho, são um passo para que tais pessoas alcancem seus direitos como cidadão. É necessária uma conscientização da escola, da sociedade e dos órgãos públicos de que é preciso se preparar para atenderem as pessoas com deficiência.

Tal preparação centra-se primeiramente na aceitação, na receptividade, na idéia de que, todos são Seres humanos e seus direitos devem ser respeitados. O segundo passo é organizar e adequar os ambientes, conforme as necessidades de cada um.

Porém, a transformação não deve ser somente nas estruturas dos ambientes, nos equipamentos para a escola, mas também, nas práticas educativas, renovação dos currículos, aulas saudáveis, significativas e interativas para que os alunos se sintam estimulados para aprenderem e conseguirem assimilar os conteúdos. O aluno com deficiência mental é capaz de aprender a ler e a escrever. Esse processo de desenvolvimento ocorre nas mesmas seqüências e nas mesmas frases que a de um aluno qualquer, o que diferencia é o ritmo de aprendizagem, pois este processo é lento. Neste caso, é importante fazer uma avaliação para identificar em que nível de desenvolvimento o aluno se encontra, quais as suas dificuldades, possibilidades e especificidades. A…

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