Memorial do Convento

Publicado em 22/04/2003

Saramago que não permite que suas obras sejam adaptadas, quer que português lusitano seja entendido em todos os paises que falam a língua portuguesa, questionando o narrador e o autor, havendo momentos nas suas obras que ele assume como autor o que escreve, é um narrador com identidade, o Nobel conquistado por ele em outubro de 1998, não iria salvar a língua portuguesa, mas sem duvida iria ajudar a protegê-la.

Era a primeira vez que o Português falado por cento e quarenta milhões de pessoas era lembrado pelo mais importante prêmio literário do mundo, onde pode aproveitar a tribuna da Real Academia Sueca, para fazer um violento discurso contra a igreja católica, a desigualdade econômica no mundo e o papel das multinacionais, segundo ele, verdadeiros governantes dos países. A briga da Igreja com Saramago, que não era ateu, era antiga. O escritor vivia desde da infância em uma humilde família de agricultores, conheceu a miséria e a pressão, acusava a instituição de ter sido conivente com a ditadura de Antônio Salazar, que governou Portugal por trinta e oito anos. Seu livro O evangelho segundo Jesus Cristo, foi considerado uma blasfêmia pela Igreja.

Quando a Academia Sueca, no dia oito de outubro de 1998, anunciou o Prêmio Nobel de Literatura, ele estava sendo, pela primeira vez, atribuído a um escritor de língua portuguesa e O Memorial do Convento completava, então, dezesseis anos de lançamento.

3.1 Comunicado da Academia Sueca, Prêmio Nobel de 1988, que distinguiu o escritor português:

Academia Sueca

Comunicado à imprensa

O Secretário permanente 8 de Outubro de 1998

Prémio Nobel da Literatura…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.