Machado de Assis e a Questão da Identidade Nacional

Publicado em 24/07/2006

Machado de Assis e a Questão da Identidade Nacional


O objetivo deste trabalho é compreender a opinião de Machado de Assis sobre a questão da identidade nacional a partir do texto do próprio Machado: "Notícia da Atual Literatura Brasileira - Instinto de Nacionalidade", doravante chamado apenas de "Instinto de Nacionalidade". Trata-se de um texto diferenciado dentro da obra machadiana, um dos poucos em que Machado se ocupa de uma análise ampla da literatura nacional. Publicado em 1873, em um jornal de Nova York, o artigo carrega alguma preocupação "pedagógica", imaginando obviamente que nem todos os leitores estariam cientes do que se passava com a literatura brasileira naquele momento. Assim, ao fazer uma espécie de panorama da realidade literária brasileira contemporânea, o autor não deixa de também buscar suas raízes históricas sempre que julga necessário para o esclarecimento do leitor. Lembremos que nessa ocasião Machado ainda não era um escritor consagrado, apesar de reconhecido, tendo publicado apenas um romance.

O texto está dividido em três partes. Uma introdução geral, partes dedicadas à poesia, ao romance, ao teatro e à Língua. Quanto ao romance, é a forma literária mais desenvolvida no Brasil e a menos criticada por Machado que demonstra otimismo quanto ao seu futuro: "boa e fecunda terra, já deu frutos excelentes e os há de dar em muito maior escala." (p. 806) A poesia é vista com mais ressalvas, não agrada ao autor certos exageros, maneirismos, falta de simplicidade e de regras, já que nem todos os poetas são gênios capazes de quebrar regras e instaurar novas. Mesmo com esses "defeitos", o futuro da poesia é promissor:…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.