Machado de Assis e a Questão da Identidade Nacional

Publicado em 24/07/2006

Não existe boa literatura sem uma boa crítica, e essa é a principal carência da literatura feita no Brasil, na opinião do autor; pois sem uma crítica eficiente e constante não se constituem os critérios que definem aquilo que seria a literatura nacional. A importância atribuída à atividade crítica não é novidade nos textos de Machado. Em "O ideal do crítico", artigo de 1865, ele afirma que a crítica orienta a produção literária "as musas, privadas de um farol seguro, correm o risco de naufragar nos mares sempre desconhecidos da publicidade" (p.798). Em vários pontos do artigo reforça a idéia do crítico ideal como um intelectual, quase um cientista: "a crítica, desamparada pelos esclarecidos é exercida pelos incompetentes"(p.798) "estabelecei uma crítica pensadora"; "o crítico atualmente aceito não prima pela ciência literária" (p.798); "crítica é análise" (p.799).

Resumindo as opiniões de Machado sobre a atividade crítica, Tristão de Ataíde relaciona quatro características fundamentais ao crítico: bom gosto, sensibilidade receptiva, cultura e análise (p.779). Pelo menos as duas últimas características podem ser desenvolvidas com o estudo, pode-se dizer que são características necessárias ao desenvolvimento de todas as chamadas "ciências humanas". Raciocinando-se no sentido inverso, pode-se deduzir que o desenvolvimento das outras áreas do conhecimento, especificamente das humanidades, poderia colaborar para a atividade crítica, e, essa, conseqüentemente, colaboraria com o desenvolvimento da literatura. Levando em consideração essas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.