Chiclete com Banana e Rê Bordosa: Uma Sátira à Libertação Social dos Anos 80

Publicado em 17/06/2010

 

3.3. Transgressão de valores

Superficialmente uma crônica do mundo paulistano e daqueles que nele vivem, as tirinhas que ganharam fama nos anos 80 traziam “tipinhos” bem conhecidos, a começar pelo punk indignado com o sistema, retratado em Bob Cuspe. A essa crônica da vida paulistana publicada na própria Folha de São Paulo Angeli deu o título de Chiclete com Banana. Foram nas páginas do próprio jornal que outros personagens ganharam vida, no caso, os hippies velhos e barrigudos Wood & Stock, o inveterado comunista Meiaoito, o machista Bibelô e, no meio de tantos, o que talvez tenha sido o maior destaque da carreira do cartunista, a típica garota dos anos 80 que adorava os prazeres da vida, Rê Bordosa.

Apesar de socialmente típicos, aqueles personagens não deixavam de ser subversivos no que diz respeito a suas atitudes, um tanto quanto imorais – afinal, o que caracterizava e, até mesmo, identificava aqueles indivíduos não eram suas virtudes, mas seus defeitos mais odiosos que, por estarem no papel, tornavam-se cômicos. Esse cinismo gerado, de certa forma, pela linha marginal que não podia se expressar abertamente durante a Ditadura Militar acompanhou as produções posteriores, em um período de redemocratização e crise econômica chamado, por muitos, de “a década perdida”. Musicalmente, o Brasil era assolado por engajadas bandas de rock que dividiam o cenário com discotecas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.