Cesário Verde

Publicado em 22/04/2003

Cesário Verde


Césario é um poeta ímpar dentro da lírica portuguesa: talvez gire na mesma esfera da singularidade de um Camões, de um Bocage, de um Pessanha ou de um Pessoa - Salvo as distâncias temáticas e temporais entre eles.

Muito já se disse e se escreveu sobre as particularidades da lírica cesariana. Leyla Perrone-Moisés, para sermos mais atualizados, no artigo "Um astro sem atmosfera" confirma a diversidade da lírica desse poeta até mesmo em relação a Baudelaire - sua influência mais direta. Então temos que não é o aspecto citadino de sua lírica que o torna peculiar como se poderia depreender. Até porque essa relação com a cidade é um sintoma típico da segunda metade do século XIX.

Mas, então o que situa Cesário para além do Spleen baudelaireanoe da "verbosidade altissonante" de seus contemporâneos? É justamente o seu modo de se relacionar com a urbe, filtrado numa linguagem organicamente necessária…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.