Antero de Quental

Publicado em 28/06/2005

A Questão Coimbrã também designada por Bom-Senso e Bom-Gosto. Os dois principais protagonistas são, por um lado, António Feliciano de Castilho e, por outro, Antero de Quental. Tudo começou com a proclamação de Castilho, no prefácio do poema de Pinheiro Chagas, Poema da Mocidade, de que o texto em questão tinha bastante nível e o seu autor um talento invejável.

Na opinião de Antero, esta era apenas uma forma de louvar um dos seus jovens protegidos. Este fato levou Antero a lançar um opúsculo intitulado Bom-Senso e Bom-Gosto(1866). Estava montada a guerra literária que foi considerada como a polêmica mais renhida de sempre em Portugal. O próprio Camilo se envolveu nesta polêmica ao escrever Vaidades irritadas e irritantes, em que atacava, com sarcasmo, a nova geração literária. Em suma, pode-se dizer que esta polêmica não foi mais do que um confronto entre os defensores do velho Romantismo, já a agonizar, e a juventude apologista do movimento literário que se seguiria, o Realismo.

Teófilo Braga incitou Quental a que respondesse às alusões que lhes fizera o velho, a quem tem considerado "pontífice máximo" de todos os aspirantes à gloria literária e caudilho da escola dos ultra-românticos, e daí o opúsculo Bom senso e Bom gosto, onde a prosa tem já a limpidez de um clássico, onde lateja uma idéia que é de cabal justeza, mas onde o tom e a atitude são talvez impróprios, porque esta é agressiva e por que aquele é cálido, quando convinha simplesmente uma explicação do caso, mais risonha que trágica.

Ver na inocente…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.