Analise Semiotica de Propaganda de Shampoo

Publicado em 25/09/2009

Análise Semiótica de Propaganda de Shampoo
Universidade do Estado do Pará
2009

 

 

 

Resumo: Esse trabalho tem por finalidade analisar a imagem da mulher numa propaganda de shampoo da marca Seda. Para isso, lançaremos mão da semiótica greimasiana, uma vez que ela é dotada de ferramentas necessárias ao estudo proposto. Entendemos que a propaganda da mídia impressa tem um poder de influenciar o consumidor, por isso se tem buscado agregar valores positivos sobre determinados produtos com o intuito de manipular o enunciatário a consumir o produto. Nosso propósito nesse estudo visa a não somente analisar o que é dito, mas como é dito, descortinando os mecanismos de persuasão e de construção de sentido. Constatamos que a mulher é evidenciada como sujeito de sedução e, assim, como objeto de desejo nessa propaganda.

Palavras-chave: discurso; semiótica; propaganda.

 

Considerações Iniciais

Entende-se por semiótica a ciência que estuda os signos e as leis que regem sua geração, transmissão e interpretação (cf. BARROS, 2005). Seu objeto de estudo foca estudos pertinentes a textos verbais, ou não verbais, musicais, publicitários, entre outros. O estudo semiótico apresenta-se por dois teóricos, Charles Peirce e A. J. Greimas. Peirce analisa, no…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.