Aluísio Azevedo

Publicado em 03/03/2006


FORTUNA CRÍTICA

Afrânio Coutinho

A principal figura do romance naturalista brasileiro é, incontestavelmente, pelo valor e extensão de sua obra, Aluísio Azevedo. E com esta circunstância a acentuar a significação de sua mensagem de escritor continua ele a ser lido hoje por força de seus merecimento literários, apesar de haver passado de moda o tipo de romance em que exprimiu a sua vocação de criador de tipos e fixador de ambientes.

Excluindo-se O esqueleto, que não parece tenha sido escrito pelo romancista maranhense, - não obstante achar-se hoje incluído, por iniciativa de M. Nogueira da Silva, na edição de suas honras completas – onze romances, de variada importância, nos legou Aluísio Azevedo.

Nesses onze romances, a grande vocação de ficcionista, que foi Aluísio Azevedo, fielmente se reflete, ora realizando obras primas, como o cortiço e casa de pensão, ora resvalando para o folhetim destituído de importância literária.

Em O cortiço, o melhor romance de aglomerados humanos da literatura brasileira, um livro singular, pela força da narrativa, pelo choque dos tipos em contraste, quanto pela numerosidade da figuras. Nesse romance, Aluísio Azevedo realizou a obra que lhe dar lugar definitivo na novelística brasileira, nela espalhando o Rio de Janeiro do último quartel do século, com seus pardieiros e suas habitações coletivas.

Não se pode afirmar que foi o com o naturalismo, através de seu processo de captação da realidade objetiva, que se fixaram pela primeira vez no romance brasileiro os nossos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.