A visão negativa das navegações nas obras de Gil Vicente e Camões

Publicado em 01/01/2007

GIL VICENTE E CAMÕES


MAR PORTUGUÊS

Ó MAR SALGADO, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

PESSOA, Fernando. Mensagem. Poemas Escolhidos. Seleção e org. Frederico Barbosa. São Paulo: Klick, 1997

As grandes navegações dos séculos XV e XVI trouxeram muito júbilo ao povo lusitano, ao abrirem caminhos para mundos nunca imaginados, que pudessem ser portadores de tantos tesouros e proporcionar verdadeiras fortunas da noite para o dia. Os grandes feitos desses descobridores entraram para a História e, em definitivo, para o sentimento de um povo. Afinal, quem seriam eles se não tivessem se aventurado, desafiado o "mar tenebroso", encontrado novas terras que lhes dessem ao mesmo tempo glórias e riquezas? Sem medo, o homem punha-se ao mar imenso, as mentes lusitanas inflamadas pela coragem e pelo firme propósito de expandir a monarquia portuguesa e a fé cristã. Foi um tempo especialmente rico e pleno para a Nação portuguesa. Por outro lado, as perdas também foram consideráveis: numerosos navios e homens, na incessante busca de riquezas patrocinada pela coroa portuguesa.

O poema de Fernando Pessoa expressa um lamento pelo intenso sofrimento dos portugueses que perdem entes queridos, causado pela…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.