A Psicomotricidade No Contexto Educacional: Algumas Reflexões

Publicado em 21/09/2009

Em 1971 a educação pelo movimento ganha força pelos vieses da educação física e começa a abranger os diversos profissionais que trabalhavam nas escolas. Na verdade, um movimento que batia de frente com a visão daqueles que defendiam a prática dos esportes nas instituições escolares, mas que teve grande ressonância por parte dos estudiosos que começavam a considerar a finalidade educacional das práticas corporais.

Prosseguindo com a história da psicomotricidade, ela recebe influências, segundo Bueno (1998), dos autores como Dolto, Reich, Lowen, Peris e dos etiólogos infantis como Zazzo, Lèzine e Brunele. O corpo para estes é visualizado como um corpo que sente, expressa, possui significados e afetividade. A psicanálise é trabalhada com as técnicas de expressão corporal, a psicomotricidade relacional, a antiginástica, dentre outros, destacando Jolivet, Gerda, Alexander, aucouturier, Lapierre,Sami-Ali.

Em 1977, de acordo com Bueno (1998), com Françoise Desobeau, a psicomotricidade foi vista como terapia, englobando a partir do jogo, a espontaneidade e o simbolismo corporal do individuo. Em 1989, a psicomotricidade dividiu-se em terapêutica (análise corporal da relação) e educativa e profilática (psicomotricidade relacional).

A psicomotricidade, segundo Bueno (1998), desde o início do século passado vêm demonstrando uma visão sobre a totalidade do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.