A Mulher na Linguagem de Lima Barreto

Publicado em 09/11/2006

A Mulher na Linguagem de Lima Barreto

GUARAPUAVA

2006


Lima Barreto – O Conto Pré-Modernista

Temos, atualmente, uma leva considerável de contos de ambientação urbana. Dentre essas obras muitas falam das periferias, dos pobres, dos enjeitados sociais, ou seja o lado menos glamuroso de nossa cidade. Essa abordagem tem antecessores ilustres, como Arthur Azevedo, Aluízio Azevedo, Manuel Antônio... mas, a voz dos excluídos, o porta-voz da ralé, o que tem no "João Ninguém" o seu personagem mais freqüente, é, sem dúvida Lima Barreto. Mulato assumido, pobre, o autor foi marginalizado pela imprensa e dentro da história da literatura. Hoje, sua obra tem uma melhor aceitação, e é considerado precursor do romance moderno de cunho social, sendo adotado em escolas e faculdades. LB ironiza tanto os escritores "importantes" que utilizavam uma linguagem rebuscada quanto os leitores que se deixam impressionar, diz: "Quanto mais incompreensível é ela ( a linguagem), mais admirado é o escritor que a escreve, por todos aqueles que não lhe entenderam o escrito". (Bruzundangas). Também, não separava a atividade intelectual de uma postura política claramente definida, tomando a defesa dos menos favorecidos. Sendo assim sua obra ganha um caráter de denuncia. Segundo ele o papel da arte é, "contribuir para a felicidade de um povo, de uma nação, da humanidade". A denúncia da realidade brasileira, negando o Brasil literário herdado do Romantismo e do Parnasianismo; o Brasil não-oficial do sertão nordestino, dos caboclos interioranos, dos subúrbios, este é o grande tema do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.