As marcas temporais em “Catatau” de Paulo Leminski

Publicado em 24/04/2019

O texto de Catatau sugere uma urgência reveladora para o futuro imediato, um “instantâneo parado momento” (Leminski, p. 49).  O narrador observa com sua luneta, no momento presente, de posse do conhecimento do passado e condena as práticas da estética moderna de modo crítico e irônico. Esse olhar do narrador, em nada submisso, reclama em função de um direito legítimo, que a obra de arte seja vista como um espetáculo, não apenas ficcional, mas também como algo que possa transformar uma realidade caótica nacional. “A que época atribuir nossos tempos, em que heras incluí-los, quanto de nós por horas, a idade omitiu. Num arrepio de arrependimento, o que ia ser já era” (Leminski, p.49).

Mas a diversidade também atua na velocidade dos acontecimentos, acelerando ou retardando. Roland Barthes (1991, p.68), afirma que um texto não é feito de uma linha de palavras a produzir um sentido único, mas um espaço de dimensões múltiplas, onde se casam e se contestam escrituras variadas, das quais nenhuma é original: o texto é um tecido de citações, saídas dos mil focos da cultura.

“Esta história não é estável, não é bem assim. É um pouco diferente, talvez seja outra coisa: quem sabe uma outra natureza trabalhou nisso, com manhas e artes outras, e na continuação, seguramente nada tem que ver com o que já vimos, e no fundo é a mesma coisa, mas não confundam. Menina, quem te deixou prenhe foi um poeta que passou por aqui buscando uma etimologia... Foi ou não foi? Assine aqui; viva só para constar. Deste revertere, não voltarei; deste lugar não sobrará muito, talvez a cor local, e o cômputo das ruínas dos destritos, ─ o nome é o nome”. (Leminski, p. 80).

A produção criativa exige velocidade similar à do pensamento. O pensamento deve coincidir com a habilidade de registrar, no papel, o evento à medida que se processa na mente. A escritura exige uma metamorfose do pensamento num processo de osmose que, no…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.