A Língua Portuguesa nas Cartilhas de Alfabetização de Jovens e Adultos

Publicado em 01/11/2004

Segundo Faraco (1988), as diversas experiências podem ser agrupadas, basicamente, em dois métodos de alfabetização: o sintético e o analítico. O método sintético parte da letra para a sílaba e daí para a palavra e a frase. O método analítico surgiu do pressuposto de que a percepção do alfabetizando é sincrética; acredita-se que primeiro ele tem uma visão global das coisas para depois deter-se nos detalhes. A grande polêmica sobre os métodos consiste em ora se privilegiar um, ora outro modo de se alfabetizar; ou mesmo, fazendo uma junção entre as duas formas: são os chamados métodos mistos, que pretendem unir o sintético ao analítico. Dessa discussão surgiram vários processos de ensino da leitura e escrita, que são chamados, equivocadamente, de métodos de alfabetização.

O método sintético tem várias modalidades: o fonético, o alfabético e o silábico. Segundo Kato (1978), esse método, que consiste em decodificar sinais gráficos em sons e estes em significado, tem-se comprovado eficiente pela rapidez com que o aluno vence a primeira etapa da alfabetização, isto é, a fase do reconhecimento dos símbolos, mas apresenta falhas nos seguintes aspectos:

Por não levar em conta as variantes posicionais de um mesmo fonema e os valores posicionais dos grafemas (letras ou dígrafos) leva com frequência a defeitos na produção escrita;

Por seguir princípios opostos aos da leitura dinâmica (uma vez que implica numa dupla decodificação, a saber, do símbolo gráfico em som e deste em significado), o desenvolvimento do alfabetizando em leitor competente é vagaroso e muitas vezes insuficiente.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.