A Língua Portuguesa nas Cartilhas de Alfabetização de Jovens e Adultos

Publicado em 01/11/2004

No tocante aos recursos didáticos empregados no trabalho de alfabetização, a utilização ou não de cartilhas tem provocado debates no mundo inteiro entre educadores, pesquisadores, pedagogos, escritores, etc. Tal qual a polêmica sobre o uso da gramática, poderíamos parafrasear: a cartilha liberta? Oprime? Ou assume o rosto da metodologia adotada? Carlos Rodrigues Brandão ao dissertar sobre o método Paulo Freire, afirma:

"Métodos de alfabetização têm um material pronto: cartazes, cartilhas, cadernos de exercício. Quanto mais o alfabetizador acredita que aprender é enfiar o saber-de-quem-sabe no suposto vazio-de-quem-não-sabe, tanto mais tudo é feito de longe e chega pronto, previsto. Paulo Freire pensou que um método de educação construído em cima da idéia de um diálogo entre educador e educando, onde há sempre partes de cada um no outro, não poderia começar com o educador trazendo pronto, do seu mundo, do seu saber, o seu método e o material da fala dele... A cartilha é um saber abstrato, pré-fabricado e imposto. É uma espécie de roupa de tamanho único que serve pra todo mundo e pra ninguém". (Brandão, 1981: 21 e 22)

Um ano mais tarde, entretanto, no livro "A importância do Ato de ler", o próprio Paulo Freire ao narrar a sua experiência de alfabetização em São Tomé e Príncipe, dedica um capítulo especial aos "cadernos de cultura" que produziu e com eles trabalhou…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.