A Intertextualidade entre os Textos ?A Hora e a Vez de Augusto Matraga?, ?Sagarana? , ?Édipo Rei?

Publicado em 14/07/2005

Para melhor entendimento utilizamos métodos para desenvolver a análise textual, Paullino (1988), faz observações acerca das apropriações subjetivas que se dividem em duas classes. Explícitas, que comprometem apenas trechos de cada texto e são denominadas em sua divisão como: citação, epígrafe, referência e alusão. Implícitas, são classes que envolvem o texto de forma mais abrangente, ou seja, toda a construção do texto. Podemos citar na classe dos mecanismos implícitos a paráfrase, paródia e pastiche.

A citação trata-se de um mecanismo utilizado em trabalhos acadêmicos, pois geralmente o orientando precisará de leituras, sustentações de alguns teóricos para desenvolver o seu trabalho e as citações poderão confirmar e auxiliar seus trabalhos de pesquisa. Paullino (1984, p.28) refere à citação como: "(...) a retomada explicita de um fragmento de texto no corpo de outro texto. Trata-se, tradicionalmente de um modo convencionado de marcar com aspas ou com outros recursos gráficos a presença de texto do outro para o leitor".

Já a epígrafe trata-se de uma escrita introdutória a outra. Ela pode ser retirada tanto de um texto literário como de um texto bíblico. Podemos encontrar a epígrafe em ensaios e teses acadêmicos na retomada de diversos textos. Paullino (1984, p.26) explica:

Ela implica sempre um recorte de outro texto que é presentificado e, consequentemente modificado em seu contato com o novo texto sobre o qual lança novos sentidos. O texto em epígrafe é presentificado e modificado porque se expõe, como recorte a nova leitura.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.