A inscrição da técnica de recorte da máquina fotografica nas poesias de Oswald de Andrade

Publicado em 22/04/2007

A organização dos recortes parece conduzir à própria montagem da poesia. Levantamos a possibilidade da construção de um novo eu que está disseminado na estrutura da poesia oswaldiana, através da inscrição da técnica de recorte da qual se utiliza a maquina fotográfica, de modo que tanto a poesia quanto a fotografia procederam com a técnica de recorte como procedimento de representação do objeto poético.

Observa-se, como propõe os formalistas russos, que a poeticidade não consiste em acrescentar ao discurso ornamentos retóricos; implica, antes uma total reavaliação do discurso e de todos os seus componentes, quaisquer que sejam.

É justamente isto que é feito Oswald em seu processo de construção. Trata-se de uma poesia da qual emana uma apreensão difícil da forma, com imagens e signos que não se esgotam no efeito simples, mas que se prolongam.

Se observarmos a fotografia de Uelsmann (vide anexo) intitulada “Navegação sem Números” poderemos resgatar as questões relacionadas a inscrição da técnica de recorte, pois não temos uma seqüência dos acontecimentos; nem o ponto de partida da observação e nem mesmo sua finalização, resgatando na poesia de Oswald de Andrade Fotografo Ambulante, exatamente esta sensação de descontinuidade e esta…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.