A História da Língua Portuguesa

Publicado em 20/06/2005

  • a colocação irregular dos pronomes oblíquos: Me disseram, não dou-te;
  • a preposição em com verbos de movimento: Vou na janela, cheguei na estação;
  • o pronome reto ele, ela, eles, elas, como objetivo direto: Vi ele;
  • o uso de mim como sujeito de um infinitivo: Para mim ver;
  • o verbo Ter empregado pelo impessoal haver: Tem gente nesta casa;
  • o verbo impessoal haver no plural: Houveram festas;
  • o verbo no plural como sujeito coletivo: O povo foram.

Outros casos de discordância na sintaxe ainda existe e são:

  • jamais combinamos os pronomes oblíquos me, te, lhe, nos, vos com o, a, os, as,. Assim, é-nos inteiramente estranho o uso de mo, to, lho, no-lo, vo-lo;
  • alheia de nossa prática é também a combinação dos pronomes o, a, os, as,com os verbos dizer, fazer, querer, trazer, no presente do indicativo ou pretérito perfeito. Nunca dizemos: di-lo, fá-lo, fi-lo, qué-lo, qui-lo, trá-lo;
  • não usamos intercalar nenhuma palavra entre o pronome oblíquo e o verbo, ao passo que em Portugal é hábito freqüente, em tal caso, a intercalação da negativa não ou de um pronome reto: O que se não deve dizer, bem lhe eu disse.

Na semâtica – Nem todas as palavras portuguesas conservam entre nós a mesma significação. Algumas, além de manterem o sentido primitivo, tomaram aqui acepção diferente; outras, tendo perdido a significação…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.