A História da Língua Portuguesa

Publicado em 20/06/2005

1 – É fechado:

  • na terminação – amos do pretérito perfeito : louvâmos, amãmos, e não louvámos, amámos;
  • quando resultante de crase: câveira, pâdeiro, sâdio, e não caváira, pádairo, sádio.

2 - É aberto em cada, para, mas, e não câda, pâra, mâs.

3 – Não existe diferença entre a preposição e à contração da preposição com o artigo. Disso resulta para os nossos patrícios uma grande dificuldade, quando, escrevendo, são obrigados a gazer a distinção.

4 – Deixa de formar ditongo, por metátese, quando está sob a influência das semivogais i ou u seguintes; vigário, água, e não vigairio, auga, como acontece em Portugal entre pessoas incultas.

5 - No ditongo ai , observe o i , na linguagem descuidada, antes de palatal: caxa (caixa), faxa (faixa), como no sul de Portugal, e não caixa, faixa.

6 - Alonga-se em ditongo, quando tônico final é seguido de s ou z: gais (gás); rapais (rapaz).

E

Na pronúncia brasileira:

1 – É fechado:

  • na terminação emos do pretérito perfeito: dêmos, e não démos;
  • quando seguido originariamente de duas consoantes: sêlenário, excêção, e não sèlenário, excèção;
  • no sufixo –vel: amável, incrível, e não amávèl,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.