A Farsa de Inês Pereira

Publicado em 18/04/2005

A Farsa de Inês Pereira


Introdução

A Farsa de Inês Pereira, teatro humanista Vicentino, foi escrita em 1523. Uma peça cheia de ambigüidades, mistura o conservadorismo com a rebeldia.

Baseada no ditado popular: "Mais vale um asno que me carregue, que um cavalo que me derrube", a peça foi uma das melhores do grande teatrólogo Gil Vicente, que em seus anteriores trabalhos foi considerado copiador e acusado até de Plágio de um escritor espanhol.

Dizem que deram um tema para que ele escrevesse a respeito para provar que as Farsas e Autos eram mesmo dele. Gil Vicente provou que realmente é o grande teatrólogo português vanguardista.

Gil Vicente é, em suas criações, polêmico, crítico, moralizador, ético. Valoriza muito o social e critica algumas reações que ele exprime em suas peças. De um grande senso de humor, seus assuntos polêmicos tornam-se cômicas histórias da vida real.


Humanismo

No final da idade média a Europa passava por transformações socioeconômicas, modificando alguns conceitos populares.

O surgimento da burguesia traz consigo o início das relações comerciais, desenvolvendo então, a Expansão Marítima, aumentando a quantidade de cidades portuárias, atraindo camponeses e criando novas profissões. Nesse período, a economia baseada apenas na agricultura perde seu intenso valor e os burgueses passam ter melhores condições de vida do que os agricultores e nobres da corte.

Mudando a sociedade, os pensamentos mais tradicionais também ganham suas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.