A Estilística

Publicado em 22/04/2003

Já Léo Spitzer, filólogo alemão contemporâneo, especializado em estilística, em sua publicação, Interpretação Lingüística das Obras Literárias, foi um dos primeiros a conceber uma crítica baseada nos caracteres estilísticos da obra, exerceu sua atividade nos mais variados campos, todavia, ganhou notoriedade como estudioso de uma doutrina estilística original; recusou a divisão tradicional entre o estudo da língua e o estudo da literatura; ao analisar qualquer obra, buscava conhecer a sua essência e a partir daí, a originalidade da forma lingüística, ou seja, no estilo.

Atribui-se a Spitzer, os seguintes métodos:

1) A crítica é imanente a obra, ou seja, são inseparáveis, e é a partir desta – e somente desta – que aquela extrairá suas próprias categorias, sem se deixar influenciar por qualquer aspecto exterior à obra.

2) — Toda obra constitui um todo, e no centro deste todo, encontramos o espírito do seu criador, implicando dizer, que este espírito é exatamente o princípio de coesão interna da obra.

3) — Todo detalhe deve permitir que penetremos no centro da obra, aliás, isto é uma coisa natural do leitor, em qualquer motivo, índice, informe, etc, este procura a chave da trama, acabando por adentrar até o âmago da obra.

4) Penetra-se na obra mediante uma intuição. Na verdade o bom leitor é sempre aquele que investiga todos os aspectos de uma obra, buscando a cada momento elucidar os nós encontrados no decorrer da leitura e com isso vai desvendando a trama, através da sua intuição em contraste com as pistas deixadas pelo autor, o que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.