A ENXADA: UMA POSSIBILIDADE

Publicado em 09/08/2010

A ENXADA: UMA POSSIBILIDADE


Segundo Massaud Moises, em História da Literatura Brasileira, no regionalismo de Bernardo Élis é encontrada a ótica do sertão bruto goiano, onde o autor explora em seus contos a cor local. É através do panorama dramático deste realismo rude, primitivo, arcaio, espelho das almas que ali vivem ou vegetam, que entra a miséria e a esperança, o ódio e o amor, o anseio vital e o (pré)sentimento da morte.
Todas essas características são encontradas no conto A enxada que retrata a luta de Piano por uma enxada necessária para plantar arroz. Durante todo o conto Piano, um negro trabalhador e de bons costumes, procura meios para encontrar uma enxada, seja comprando ou pegando emprestado. No entanto todos seus esforços são em vão e ele acaba por ficar louco, e numa noite, embaixo de chuva, planta todo o arroz com o auxilio de um bagaço de madeira que imaginava ser uma enxada.
Carlos Nelson Coutinho, em seus ensaios de critica marxista do livro Literatura e Humanismo, diz que a crise da sociedade colonial brasileira apresentava-se no Nordeste com cores mais vivas do que no resto do Brasil, e o Nordeste sendo a região mais típica do país expressava uma crise não somente sua, mas de todo Brasil, é por este motivo que vemos o Nordeste freqüentemente representado em contos e romances.
É neste ponto que se pode ver a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.