A emancipação da mulher representada pela obra de Agustina Bessa Luis

Publicado em 09/08/2010

Estas autorias femininas reverteram os valores que alicerçavam a tradição, no que diz respeito ao papel da mulher e aos valores a ela referidos e, o que é mais curioso, é que algumas escritas são feitas por homens, mas representam com clareza uma escrita feminina às vezes até mais que uma mulher que possui uma escrita masculinizada. Podemos perceber neste trecho de Lúcia Castelo Branco (1991, pg.18 – 20);

[...] Em primeiro lugar porque, como já se sabe, ela nem sempre é a escrita da mulher e ainda porque a relação que a escrita feminina mantém com os demais discursos (que poderia ser nomeados em bloco como “escrita masculina”) não é exatamente uma relação de oposição, ou de complementaridade. [...] Em segundo lugar, porque elas certamente apontam para uma possível explicação para o fato de a escrita feminina não ser exatamente a escrita das mulheres, mas de estar sempre relacionada à mulher, seja pelo grande número de mulheres que escrevem nessa dicção, seja pela evidência com que esse discurso se manifesta no texto das mulheres, ou ainda pela “mulheridade” que está implícita na escrita feminina, que mesmo quando ela é praticada por homens (há sempre aí, nesse tipo de discurso, uma certa voz de mulher, um certo olhar de mulher).

Para encerrarmos este capítulo dizemos, então, que devemos reavaliar a imagem da mulher e sua escrita na literatura, valorizando as vivências femininas do ponto de vista individual e coletivo. A crítica feminista entende que a literatura deve servir a um propósito de contraponto à tradição cultural do ocidente, que se caracteriza por ser “uma só”, ou até mesmo monossexual, não…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.