A emancipação da mulher representada pela obra de Agustina Bessa Luis

Publicado em 09/08/2010

A situação da mulher começa a mudar a partir do surgimento do casamento pela Igreja, a maternidade e o papel da boa esposa passaram a ser admirado. No casamento, a mulher estaria restrita a um só parceiro, que tinha a função de dominá-la, de educá-la e de fazer com que tivesse uma vida pura e domesticada. Mas o casamento geralmente se realizava em função de interesses e por conveniência, sem amor.
As mulheres da classe mais baixa, ou seja, aquelas que não estavam destinadas a se casarem com os homens com algum tipo de posse ou riqueza, tinham que trabalhar para viverem, poderiam ir e vir à hora que bem entendessem, poderia escolher seus parceiros, o pai de seus filhos ou escolher se queriam ou não continuar vivendo com quem estavam. E assim, contrariando as normas estabelecidas pela Igreja, grande parte das mulheres pobres estava inserida num cenário familiar caracterizado pela ausência dos maridos, companheiros instáveis, mulheres chefiando seus lares e crianças circulando em outras casas e sendo criadas por comadres, vizinhas e familiares.
Elas passaram a ser chefes de suas casas e de suas famílias, já que foram obrigadas a lutar sozinhas por sua sobrevivência e pela sobrevivência dos filhos. A luta pela sobrevivência familiar determinou uma maior ligação entre mães e filhos, no que diz respeito ao trabalho, com a divisão das tarefas cotidianas necessárias para obtenção de sua sobrevivência.
É no século doze que a mulher começa a mudar seu percurso na História de suas vidas, rebelam-se, então, contra um ser que até então era considerado maior e mais poderoso. Segundo o historiador…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.