A emancipação da mulher representada pela obra de Agustina Bessa Luis

Publicado em 09/08/2010

Encontramos também um vestígio de dor e sofrimento na era Medieval. A vida das mulheres medievais era bem agitada, independente da classe social. Trabalhavam tanto quanto os homens, embora fossem julgadas como inferiores a eles. Elas não tinham muitas opções: ou casavam ou iam para o convento. O casamento era arranjado pelo pai quando a menina ainda era criança e visava ao aumento de terras. Segundo as escritoras, Myriam Becho Mota e Patrícia Ramos (1997, pg.86):
(...) O casamento geralmente se realiza em função da conveniência masculina, quase não tendo relação com o amor. Enquanto para as moças de famílias nobres o valor estava no recato e na submissão, para os cavaleiros medievais a honra, a bravura e o heroísmo constituíam qualidades indispensáveis.(...)


Nas classes sociais mais altas, a menina casava-se aos oito anos de idade. A mulher devia obediência e fidelidade e era objeto do seu marido. Dirigia-se a ele com respeito, usando o tratamento de “meu amo e senhor”. Se o marido achasse que ela o havia desobedecido, tinha o direito de agredi-la e estas histórias eram contadas na vila em tom humorístico, pois a lei não intervinha em nada. Além disso, a partir do século XIII a mulher era obrigada a aceitar as amantes do marido e criar os filhos dele junto com os seus, sendo que as agressões não podiam causar morte, exceto em casos de adultério.
A participação e o lugar da mulher na História foram sempre ocultados…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.