A Desistória de Chapeuzinho Vermelho, de Lólio de Oliveira

Publicado em 14/04/2005

Assim, essas mudanças das "verdades", as recriações e reinvenções "fazem girar os saberes".

A segunda força – mimesis – é a força da representação. Barthes afirma que desde os tempos antigos a literatura tenta se representar no real, mas que, na verdade, a literatura é a demonstração do real. É o desejo do impossível e a importância da diferença entre ficção e realidade. Ainda usando o lobo como exemplo, temos no conto dos irmãos Grimm, um lobo que fala, comporta-se como homem, isso porque o mundo fantástico permite. Já n’A desistória de Chapeuzinho Vermelho, temos a presença de um ser (homem ou animal personificado) que, como já vimos, conversa com a menina. A demonstração do real, agora, não é feita no plano maravilhoso, mas apenas na releitura de uma história, na investigação de fatos, na presença de documentos que tornam real o acontecimento dentro da própria narrativa:

1. Livro XV, Folhas 57e seguintes – Por ordem do Sr. Prefeito Municipal, aqui registro a súmula dos acontecimentos ocorridos nesta data em território desta comuna, preparada a partir da declaração de vários munícipes e do relato verbal a mim feito pelo Guarda Municipal Johannes Spilsch, que realizou as diligências oficiais cabíveis na situação dada. (p.47)

Com relação à terceira força – semiosis – força que envolve as duas primeiras, temos a questão lúdica, o jogo do discurso. Lólio escolheu Renato Meleiro para tradução dos manuscritos de Êphebo Tostes, para assim, recontar a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.