A Crise da Literatura Regionalista:Conceitos e Dissensões

Publicado em 21/08/2014

 

A temática da identidade nacional ocupou um lugar de destaque entre os intelectuais brasileiros, do Romantismo ao Modernismo. Essa preocupação foi recorrente no Brasil devido à necessidade de elaboração de uma consciência nacional que, afastando o risco da assimilação cultural, inspirasse no povo o sentimento de identidade, fundamental para o processo de auto-afirmação (BALDO, s/d, p. 1).

 

Como vimos anteriormente, os escritores e artistas brasileiros, românticos e modernos, mesmo que de formas diferentes, buscaram tornar o Brasil independente das influências literárias europeias para torná-lo um país capaz de produzir sua própria literatura. Para isso, fez-se uso de elementos nacionais, como a natureza e o povo (linguagem, mitos, crenças etc.), por exemplo. O que nos leva a crer que independência cultural é independência política e social, algo que o Brasil só conseguiu depois de muita luta tanto no cenário político e social, quanto no cultural.

Foi devido à busca pela afirmação da identidade brasileira, tanto no Norte quanto no Sul, que os intelectuais modernistas foram classificados pela crítica literária em escritores regionalistas e nacionais. Ou seja, a literatura produzida no Nordeste era dita Regionalista por abordar em maior escala elementos da região, e a literatura do Sul era chamada de Nacional por ter um lado mais psicológico do ser. No entanto, reconhecemos que por trás de toda essa disputa há um jogo político e social. Cada região tem procurado mostrar ser mais importante que a outra e não existe arma mais…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.