A Crise da Literatura Regionalista:Conceitos e Dissensões

Publicado em 21/08/2014

 

Eis aí o interesse pelo resgate da memória, mesmo que uma memória em ruínas. Os artistas e intelectuais nordestinos da segunda geração modernista queriam firmar ou reafirmar a própria identidade perante a nação brasileira. Era preciso diferenciar-se da região Sul e da modernidade tecnológica que invadia o Nordeste, uma região que outrora fora palco do poder, lugar artesanal no qual o poder político era exercido pelos donos de engenhos, os patriarcas responsáveis pela produção do açúcar, produto que por longo tempo sustentou a economia brasileira.

Segundo Mendonça Bernardes,

 

a partir de 1930 o Nordeste assumiu-se como região delimitada oficialmente e que paralelo a isso veio uma literatura regional de grande qualidade encabeçada por intelectuais como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, José Américo de Almeida e José Lins do Rego que contribuíram para dar ao Nordeste um lugar não apenas na divisão territorial do país, mas também em sua geografia cultural (BERNARDES, 2007, p. 69).

 

Cada um desses escritores buscou através da literatura construir uma região singular no cenário nacional, a região Nordeste. Cada qual com seu estilo, porém com objetivos parecidos: afirmar o presente através do resgate do passado. Os escritores da geração de 30 queriam…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.