A Crise da Literatura Regionalista:Conceitos e Dissensões

Publicado em 21/08/2014

Outro fator que também influenciou e ainda influencia na vida do povo da zona rural, inclusive a do sertanejo, é a seca, esta, que na região Nordeste fez com que muitos sertanejos deixassem o campo para não morrerem de fome e de sede. No sudeste os emigrantes podiam tentar a sorteno cultivo do café e da cana-de-açúcar. No Norte do Brasil tínhamos a exploração do látex. Dessa forma, ambas as regiões representavam melhorias de vida para o retirante nordestino.

Nas análises do romance O Quinze (1930) e do conto Um oriental na vastidão (2009),apresentadas neste trabalho, podemos perceber a existência de elementos regionais. Tanto Rachel de Queiroz quanto Milton Hatoum usou imagens humanas e paisagísticas na escrita de suas obras. Queiroz, com o intuito de descrever o processo migratório dos retirantes nordestinos em consequência da seca de 1915, não deixou de denunciar o sofrimento do sertanejo e o descaso dos governantes para com essa gente. Hatoum, por outro lado, se valeu de elementos da região Norte do Brasil para falar do encontro entre a pesquisadora da Universidade do Amazonas com o japonês Kazuki Kurokawa, no intuito de mostrar ao mundo as belezas naturais da Amazônia, com seu povo e seus costumes. Milton Hatoum ultrapassou fronteiras para apresentar o Brasil a todo o planeta.

É inegável a existência do regional em ambas as obras, porém nos questionamos: o que é Literatura Regionalista e o que é Literatura Nacional?…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.