A Crise da Literatura Regionalista:Conceitos e Dissensões

Publicado em 21/08/2014

Perguntamo-nos, então, por que tanto interesse do japonês pelo Rio Negro? Ou seria melhor dizer pela Amazônia, pelo Brasil? Para reforçar tal questionamento, podemos nos basear no que disse a pesquisadora a respeito do presente que recebera de Kazuki Kurokawa ao encontrá-lo no aeroporto: “Com reverência, me ofereceu um pequeno estojo com tampa de madeira. Dentro do estojo vi um rolinho de papel-arroz com ideogramas” (HATOUM, 2009, p. 30).Ao mandar traduzir os ideogramas a pesquisadora se deparou com a seguinte mensagem: “No lugar desconhecido habita o desejo” (HATOUM, 2009, p. 30). Encontramos aqui a sugestão de que Manaus não é apenas um local situado no mapa, mas um lugar metafórico, dono de mistérios que inebriam o homem. O desejo de infância do professor de viajar pelo afluente do rio Amazonas –“um sonho antigo, desde a infância: viajar pelo rio Negro. Sua profissão levara-o a terras distantes e, em cada rio que navegava na África e na Ásia, aumentava o desejo” (HATOUM, 2009, p.30) – levou-o a terras distantes, onde navegou em rios da África e da Ásia, mas sempre com o desejo de conhecer o Amazonas. O desejo do japonês habitava o desconhecido, assim como o desejo humano: o conhecer. Em dada passagem, alguém afirma: “aquele Kurokawa não era turista (HATOUM, 2009, p.33), denotando uma diferença entre aquele…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.