A Criação Ortonímica de Fernando Pessoa

Publicado em 22/04/2003

A CRIAÇÃO ORTONÍMICA de Fernando Pessoa


Por ter partido com a idade de 8 anos para a África do Sul, acompanhando a mãe e o padrasto, cônsul em Durban, Fernando Pessoa recebeu uma educação semelhante à britânica, primeiro numa escola católica irlandesa e depois numa high-school, onde os prêmios recebidos revelam uma integração lingüística acima do normal. Essa educação prolongou-se na leitura de poetas e outros autores ingleses (Milton, Byron, Shelley, Keats, Tennyson) ou de língua inglesa (Edgar Poe e mais tarde Whitman), e nas suas primeiras tentativas literárias, em verso e prosa. De regresso definitivo a Portugal, em 1906, aos dezoito anos, Pessoa não abandonará nunca até a morte o inglês, em que se exprime de preferência nos seus textos críticos e notas íntimas, e em que publicará as suas primeiras e únicas coletâneas de poemas, à exceção de Mensagem ( as brochuras Antinous e 35 Sonnets, em 1918, e os três volumes de English Poems, em 1921), consagrando-se também à tradução de poetas como Poe, Elisabeth B. Browning e Máster Therion (aliás Aleister Crowley, mágico inglês com quem manteve contatos estreitos).

Nos 35 Sonnets Pessoa toma como modelo – à imagem de Ricardo Reis em relação a Horácio e à poesia latina – a poesia inglesa da época isabelina, e em primeiro lugar Shakespeare. Ele confessa a Armando Côrtes-Rodrigues que "achou nos Sonetos de Shakespeare uma complexidade que quis reproduzir numa adaptação moderna sem perda de originalidade e imposição de individualidade aos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.