A CONSTRU!O DO ESPAI PERIF?ICO NA PO?ICA DE LOBIVAR MATOS

Publicado em 27/08/2010

CAPITULO ll

2.1 - O Papel do negro na Literatura

Munanga (1988, p. 06) trabalha com o conceito de negritude, o qual pode ser interpretado ora como movimento ideológico, ou como formação mitológica. Toda a pressão psicológica que o negro sofreu ao longo da história convence o negro de que o único modo de curar sua inferioridade é assimilando os valores culturais do branco, tal fase é denominada pelo autor de embranquecimento cultural.
Desde a ocupação ocidental da áfrica no século XIX, que o negro tornou-se sinônimo de um ser inferior, dominação essa que o atinge, principalmente aquele com instrução que percebe a idéia que o Ocidente tinha de seu povo. Durante séculos, conforme Munanga (idem, p. 21) a desvalorização do negro estendeu-se a tudo que o tocou: o continente, os paises, as instituições, o corpo, a mente, a língua, a música e muito mais.
Considerado pelo colonizador como preguiçoso o negro era justificado assim e seus serviços eram poucos rentáveis, o que autorizava os salários insignificantes e a exploração. Para Munanga o mito do negro preguiçoso não é real, como demonstra a expressão trabalhar como um negro usada pelo próprio branco quando trabalha muito e duro. Por outro lado é preciso reconhecer: as vezes o negro trabalhava pouco. Mas isso não era preguiça, e sim uma resistência, uma rebelião diante do trabalho desumano, forçado e sem remuneração, uma revolta passiva.
Munanga (id, p. 27) afirma que é possível observar duas tentativas do negro…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.