Victor Hugo

Publicado em 22/04/2003

Independência da América Latina


O processo emancipatório da América Colonial hispânica

O fato da chamada elite criolla ter sido a promotora da independência determinou, simultaneamente, as finalidades e os limites desta. Constituindo-se em classes dominante, não tinha, é claro, nenhum interesse em alterar a ordem social vigente. A estrutura interna latino-americana estava montada em função da articulação com os mercados europeus, para onde iam matérias-primas e de onde vinham as manufaturas. O monopolismo ibérico, tornando insuportável o pacto colonial, motivou, a partir e certo momento, a rebelião emancipatória. Por trás de uma retórica libertária o que houve foi a oposição aos seculares privilégios gerados no mercantilismo: a cobrança de impostos, a proibição de produzir e negociar livremente e a obrigação dos navios que vinham ou saíam do Novo Mundo de passarem obrigatoriamente por portos ibéricos.

Com efeito, para a aristocracia local, a independência foi tão-somente um meio de rearticular, em novas bases, os vínculos com o mercado europeu, sem alterar a sua substância e o caráter de dependência. Internamente, deveria ser preservada a estrutura de classes montada na fase colonial.

Externamente, havia que modernizar e diversificar a dependência ao capitalismo internacional em ascensão. Em função da causa emancipatória, acionou-se a ideologia liberal importada da Europa. No Velho Mundo, tal ideologia tivera o objetivo de promover a ascensão política da burguesia e extirpar os obstáculos mercantilistas à expansão do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.