Um olhar do Imaginário no herói da República

Publicado em 06/06/2007


Um olhar do Imaginário no herói da República


BARUERI

2007


Os novos objetivos que audaciosamente os historiadores das últimas décadas do século XX passariam a explorar, não mais constituem modelos intocáveis e esquemas únicos e instituído em uma única verdade pelos historiadores do passado. Explorando os caminhos da cultura, e também o universo mental das sociedades, poderemos delimitar agora as bases de um campo que pode ser definido como uma História do Imaginário, investimento historiográfico que começa por abrir mais uma alternativa à investigação daqueles objetos historiográficos que até então havia sido cultivado e praticamente exclusivo da História das Mentalidades.

A diferença entre a História das Mentalidades e a História do Imaginário acaba por produzir uma tendência às abordagens distintas. Não raro, chega-se às Mentalidades de maneira indireta, freqüentemente através de indícios, de detalhes que são reveladores de atitudes coletivas e de modos de sentir comuns a toda uma sociedade. Já o Imaginário pode ser muitas vezes apreendido por uma análise mais direta do discurso, seja este um discurso verbal ou visual, empregando para tal desde análises topológicas até recursos semióticos (e também métodos iconográficos e iconológicos para o caso das imagens visuais).A independência de uma História do Imaginário em relação a uma História das Mentalidades propriamente dita não impede…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.