Tropicalismo: Resistencia Alternativa

Publicado em 01/12/2003

TROPICALISMO: Resistência Alternativa


I. Introdução: o pano de fundo político

Após o final da ditadura Varguista, o Brasil entrou em uma fase de redemocratização e desenvolvimentismo, a qual atingiu seu ápice durante o governo de Juscelino Kubitschek, de março de 1956 à janeiro de 1961. Ápos Juscelino Kubitschek o governo passou para as mãos de Jânio Quadros, que por suas dissidências com o congresso foi deposto a 25 de agosto do mesmo ano, e seu vice-presidente, João Goulart, assumiu o poder.

O governo de João Goulart foi marcado por uma política externa independente e por uma série de movimentos para o povo, como a Mobilização Nacional Contra o Analfabetismo em 1962, a Comissão de Cultura Popular em 1963, e o Plano Nacional de Alfabetização em 1964. A esquerda, apesar de achá-lo um pouco fraco como governante, acreditava em sua capacidade de levar adiante a luta antiimperialista que serviria como uma etapa da revolução que, ao seu ver, estava por vir. No entanto, o aumento significativo da inflação e a redução da renda nacional era preocupante e a reação da população veio em forma de manifestações.

A 13 de março de 1964, um comício de 200mil pessoas no Rio de Janeiro, e alguns dias depois, também no Rio de Janeiro, a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, com 500mil pessoas, demandavam o impeachment de João Goulart. Em seguida, no dia 31 de março, uma junta militar depunha-o, e, dias depois, declarava, oficialmente, a vacância da presidência. Concomitantemente, o Ato Institucional nº 1 (AI-1) era aprovado, fortalecendo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.