Trato dos Viventes – Formação do Brasil no Atântico Sul – Capitulo 04

Publicado em 05/06/2005

Trato dos viventes - Formação do Brasil no Atântico Sul


FELIPE, Luiz de A. O trato dos Viventes. Formação do Brasil no Atlântico sul. (p.117 a 154).

Segundo João Daniel, sem os padres na diretoria dos aldeamentos as autoridades coloniais não poderiam implementar as ordens régias atinentes aos indígenas. Desprovidos de poder efetivo, os chefes nativos não conseguiam transmitir nem fazer executar tais ordens.

Conseqüentemente, os chefes não logravam vender no mercado colonial os grupos dominados de suas comunidades. Além disso, não surgiram redes internas de tráfico – componente decisivo do trato continental na África – drenando a eventual oferta de cativos para os enclaves coloniais da América. Para converter os indígenas em fornecedores de escravos, carecia transformar sociedades de coleta e de caça em sociedades preadoras de homens. (p. 118).

Leis sucessivamente editadas permitiam três modos de apropriação de indígenas : os resgates, os cativeiros e os descimentos.

Resgates consistiam na troca de mercadorias por índios prisioneiros de outros índios, somente os indígenas "á corda", isto é, já presos e amarrados para serem mortos, podiam ser objeto de um resgate pelos moradores. Indivíduos obtidos por esse expediente tinham, segundo a lei, seu cativeiro limitado há dez anos.

Cativeiros- Os índios apresados numa guerra "guerra justa" consentida e determinada pelas autoridades régias, por períodos limitados, contra certas etnias. Índios capturados nesse contexto se tornavam escravos por toda vida.

Descimentos – referiam-se ao…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.