Transformação Feita pelo Advento da Pólvora na Guerra Medieval

Publicado em 22/04/2003

Breve histórico sobre como a pólvora transformou a arte da guerra

 

Introdução

pólvora foi inventada na china, aproximadamente no século XI, usada pelos chineses como fogos de iluminação e artifício, para fins semimágicos e religiosos. A pólvora contendo alta concentração de enxofre produzia efeitos explosivos. O enxofre purificado combinado com carvão vegetal em pó e salitre cristalino foi feito pela primeira vez com o objetivo sagrado em templos taoístas por volta de 950. Não é certo que os chineses usaram a pólvora na guerra, não há provas de canhões antes do final do século XIII, pouco tempo depois à pólvora ficou conhecida na Europa onde serviu para fins militares por suas características explosivas.

No século XV, a tecnologia do canhão já avançara. As balas substituíram as flechas e arma tomou uma forma tubular, entretanto, sua utilização permanecia confinada até então, a guerra de assédio (cerco posto a um reduto para tomar, sítio).

A pólvora, os canhões e as fortificações.

Com a pólvora surgiram os primeiros canhões que eram usados contra as fortificações, para romper as muralhas defensivas do inimigo. Os canhões eram grandes, pesados e imóveis (montados e fixados em plataformas), podiam ser usados apenas em territórios que já pertenciam a seus donos. Em 1494, os franceses…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.