Tese de Mestrado: Rock dos Anos 1980: A Construção de uma Alternativa de Contestação Juvenil

Publicado em 09/08/2010

O sujeito histórico que entoa esta canção aparenta estar vivendo um momento de descrédito crônico, dando a entender que um dia ele já havia pensado em “mudar o mundo”, mas agora percebe que esta aspiração não passou de um fluido sonho de quem no momento atual “frequenta as festas do ‘Grand Monde’. Este sujeito juvenil cantado por Cazuza se refere às drogas, usualmente consumidas em sua geração, através da morte antecipada por overdose de seus referenciais de heróis, sinalizando que “as ilusões estavam todas perdidas”. Ele, que aparentemente já havia se posicionado politicamente em prol de uma mudança de mundo, encontra-se descontente por ter que conviver com os seus inimigos no poder e, ao mesmo tempo, não conseguir mais se posicionar, mantendo-se constantemente “em cima do muro”. Ele faz ainda uma alusão à AIDS que conseguira transformar o seu “prazer em risco de vida”.
Tanto os referenciais políticos quanto os hedonistas, típicos da juventude, ganhavam outros significados na década de 80, como se percebe na letra desta canção. A AIDS amedrontava os sujeitos com relação às possibilidades do sexo livre apregoado e vivido por alguns na época, ao passo que os sonhos vendidos através das drogas também já não representavam a liberdade que se queria, já que os efeitos colaterais podiam levar a situações irreversíveis. O fim do regime militar no país contribuía para que os referenciais de “inimigo” social também ficassem sem razão de ser, confundindo os motivos de luta que poderiam mover as juventudes da década.

Figura 1 – Capa do LP…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.