Tese de Mestrado: Rock dos Anos 1980: A Construção de uma Alternativa de Contestação Juvenil

Publicado em 09/08/2010

Esta é uma canção que fala de contrastes sociais, mas que tem como pano de fundo a década de 80 que se iniciava e que, na visão de Raul Seixas , havia perdido o condutor, as rédeas, abrindo precedentes para que as contradições emanassem livremente. Que condutor teria abandonado a charrete da História quando esta já estava prestes a chegar aos anos 80? Modernidade guiada por charrete desgovernada? Aí pode estar metaforizada a falência dos projetos de modernidade e a visão da corroboração de uma pós-modernidade que chegava desenfreada e inescrupulosamente indefinida. Daí o sentimento de melancolia ressaltado na canção. As perspectivas de futuro já pareciam muito fluidas, mas insistiam em se sobressair nos discursos adoçados até com pitadas de promessas de amor.
Enfrentando as dificuldades do lento ritmo de crescimento econômico provocado pela crise do país, os sujeitos sociais que viveram na década de 80 precisaram engendrar alternativas a tudo o que fosse necessário para se dar às relações vividas novos significados.
Em 1982, o protesto veio personificado nas urnas. Neste ano, houve eleições diretas para governadores de estado, conforme fora aprovado em 1980. Nesse pleito eleitoral, o governo militar ainda conseguiu manter a maioria de representantes, mas, em contrapartida, a oposição preencheu mais de 200 cadeiras no Congresso e elegeu um número significativo de governadores. Este fato sinalizava os descontentamentos dos sujeitos históricos frente à situação estabelecida.
Foi este contexto que fomentou a luta da oposição para que as próximas eleições para presidente fossem diretas. Esta ideia oposicionista virou uma emenda apresentada à…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.