Tecnologia e Controle Social

Publicado em 22/04/2003

TECNOLOGIA E CONTROLE SOCIAL


Um medo assombrou a Europa, na segunda metade do século XVIII. Castelos, cemitérios, conventos, hospitais e prisões suscitaram uma onda de desconfiança e rejeição. Ambientes escuros que impediam a total visibilidade das coisas, das pessoas e das verdades eram incompatíveis com a nova ordem política. Precisavam ser eliminados, dando lugar às transparências e visibilidades. Com a Revolução Francesa, tornava-se necessário dissolver os fragmentos de noite que se opõe à luz, fazer com que não haja mais espaço onde se fomentam o arbitrário político, os caprichos da monarquia, as supertições religiosas, os complôs dos tiranos e dos padres, as ilusões da ignorância, as epidemias. (Foucault, 1979: 216).

O problema das prisões, sobretudo, tornou-se tema de estudo e discussões na sociedade francesa da época. A situação de "escola do vício e do crime" e lugar "desprovido de higiene" forçou à busca de um projeto de reorganização das prisões.

O Panóptico de Jeremy Bentham é a "figura arquitetural" ideal. Na verdade, é justamente aquilo que os penalistas, médicos, industriais e educadores precisavam, que Bentham lhes propõe: "uma tecnologia de poder própria para resolver os problemas de vigilância". O dispositivo é um edifício circular; no centro uma torre; entre o centro e a circunferência, uma área intermediária. O edifício circular é dividido em celas, as quais ocupam toda a largura da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.