Síntese sobre as Cruzadas

Publicado em 22/04/2003

Cruzadas

INTRODUÇÃO

A sociedade medieval foi marcada pela ruralização e descentralização do poder, o que permitiu o desenvolvimento do Feudalismo, fundamentado na fidelidade. Outra característica é o Teocentrismo. A crise do sistema feudal refletira-se na cultura, acentuando ainda mais a religiosidade. Sendo incapaz de compreender e encontrar cientificamente os meios de superação da crise, interpretou-a de um ponto de vista religioso. Sendo assim, fiel a este sentimento, a sociedade procurou nas Cruzadas, uma possível solução para seus problemas econômicos, sociais, políticos e de expansão demográfica. Porém a religião não explica por si mesma este movimento. As Cruzadas teriam sido impossíveis sem a crise do sistema feudal.

As Cruzadas representavam para o homem medieval satisfação material, e, sobretudo representavam o cumprimento de uma obrigação religiosa. Combater o infiel muçulmano era uma ação santa e representava a possibilidade de salvação eterna, garantida pelas indulgências oferecidas pela Igreja. Para a Igreja Romana, as Cruzadas se configuravam como um instrumento de expansão do Cristianismo, do estabelecimento da supremacia do Papado sobre o Império e da expansão de sua influência religiosa, por meio da conquista dos locais santos da Ásia Ocidental. Para o Império Bizantino, era uma forma de conter o avanço dos turcos sobre seus territórios. Alguns setores da nobreza tinham nas Cruzadas a perspectiva de conquistar terras e fortunas. Os setores marginalizados da população européia, não incorporados ao sistema feudal, buscavam através das Cruzadas, uma…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.