Ser Escravo no Brasil

Publicado em 13/08/2003

Resenha - Ser Escravo no Brasil

Santo Antonio de Jesus

Setembro 2001


MATTOSO, Kátia Queiroz

Ser escravo no Brasil – capítulo 4 – O africano adapta-se ao Brasil e aos Brasileiros. São Paulo, editora brasiliense, 1990. 3ª edição.

Kátia Mattoso faz um ensaio sobre a adaptação dos escravos no território brasileiro, sua sociabilização com os outros escravos, alguns provindos da mesma carga de navio, os quais adquiriram amizade nos longos dias de martírio, precedentes a viagem e da própria viagem, que duravam intermináveis dias para aquelas pessoas nos porões imundos do navio.

Em alguns casos, escravos conseguiam comprar a liberdade, e. depois de prosperar, saíam comprando a liberdade de outros escravos, quase sempre companheiros da mesma carga negreira. Por exemplo. Um negro forro dirigia uma empresa cuja finalidade era a de devolver à áfrica cerca de 200 outros negros alforriados baianos. Ele fretou um navio britânico para recambia-los ao país de origem. Ora, este negro fizera parte de um carregamento de escravos trazidos à Bahia pelo navio Emilia, em 1821. Dos 200 repatriados, 60 faziam parte do carregamento do navio.

Para os que ficaram, humildade, obediência e fidelidade vão ser os pilares da vida desses homens, mercadorias muito particulares pois, apesar de tudo, os compradores-proprietários acabam por perceber de que os escravos também são homens e que uma certa parcela de intimidade se pode estabelecer com eles, se são fiéis, obedientes e humildes. Essas três qualidades essenciais, formam o perfil do bom escravo. O escravo, desta maneira, adquire…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.