Revolução China, Russa e Cubana

Publicado em 18/10/2006

Considerações de Orlando Figes

Segundo a perspectiva do historiador britânico Orlando Figes, a Revolução Russa deve uma boa parte ao conflito entre uma sociedade russa que se modernizava e as tendências autocráticas dos dois últimos czares, Alexandre III e Nicolau II:

‘Não há nenhuma razão para crer que o regime czarista tinha de cair da forma como os deterministas marxistas afirmaram, devido a "contradições sociais". Ele podia ter sido salvo através de reformas. Mas aí é que está o problema. Pois os últimos czares não queriam verdadeiras reformas. Em 1905 o czar teve de facto de admitir reformas que não desejava, caso contrário teria sido tirado do trono, mas uma vez passada a crise voltou a juntar-se aos partidários da reação. Esta é a falha fatal da argumentação daqueles historiadores de direita que apresentam o Império Russo nas vésperas da Primeira Guerra Mundial numa luz favorável. Eles afirmam que o sistema czarista foi reformado de acordo com o modelo liberal e "modernizado". Mas os últimos dois Czares e seus apoiantes reacionários entre a nobreza, a Igreja e círculos de direita tinham uma relação com a "Modernização" que era no mínimo ambivalente. Sabiam, por exemplo, que precisavam de uma economia industrial moderna para poder concorrer com as potências ocidentais, mas ao mesmo tempo eram fortemente opostos às reivindicações políticas e à mudança social. Em vez de tomar parte na reforma, persistiam teimosamente na visão arcaica da Autocracia. Foi uma tragédia que precisamente no momento em que a Rússia entrava no século XX, tentavam trazê-la de volta…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.