Povoamento Setentista

Publicado em 22/04/2003

O Povoamento Setecentista


Nessa trajetória de ocupação e povoamento da capitania de Mato Grosso, iniciada no governo de Rolim de Moura, outras povoadas surgiram, a exemplo de Santana da Chapada, que inicialmente se constituiu em uma grande reserva indígena, devido a determinação do governo em congregar naquela porção de capitania, tribos indígenas diversas, com objetivo de amenizar os constantes choque com as comunidades.

Esse parque indígena cuja formação ao remota a 1751, teve sua administração entregue a um padre jesuíta, que através de um trabalho de aculturação, conseguiu coloca-los em contato com a população garimpeiras das proximidades.

Toda porção territorial hoje ocupada pelo município de Chapada dos Guimarães teve sua origem em lides garimpeiras. É evidente que a incorporação da atividade agrícola na capitania de Mato Grosso tornou-se responsável pela transformação de uma população nômade em sedentária, e foi feito o fator preponderante para a origem solida de muitos núcleos populacionais. O período de 1772 à 1789 foi decisivo para a capitania de Mato Grosso e consequentemente para o país haja visto ter acontecido nessa época, o alargamento da fronteira ocidental do Estado, estendendo-se desde o Vale do Rio Guaporé até as margem do Rio Paraguai. A política impetrada por Portugal no sentido de rechaçar os espanhóis das plagas mato-grossenses.

Para efetivação da política de expansão e povoamento,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.