Período Pré Colonial ao Surto Cafeeiro

Publicado em 22/04/2003

Não havendo exigência de riqueza nem de capital, houve uma melhor distribuição de renda porque a princípio qualquer um poderia se transformar num minerador, abrindo assim maiores perspectivas para a iniciativa privada e ao trabalho assalariado era rara a grande propriedade em MG, desta forma o mercado consumidor pode expandir e permitindo um grande crescimento econômico.

Distante do litoral a zona mineradora exigiu desde o inicio estradas de ferro e meios de transporte que ligassem ao litoral. Desta forma, a área compreendida entre MG e o litoral cresceram, com o surgimento de vilas e cidades, ao longo que outras cidades se especializaram na criação de animais, posteriormente enviados a MG.

A intendência de Minas

Para executar o regimento, cobrar os impostos e superintender os serviços de mineração foi criada a intendência de Minas, uma para cada capitania que houvesse extração de ouro. A intendência era independente de qualquer outra autoridade colonial, prestando contas tão somente ao governo de Lisboa.

As excessivas atribuições das intendências, mais os conflitos de jurisdição com outras autoridades, inclusive não auxiliarem tecnicamente os mineradores, impediam que seu bom funcionamento, o que de certo funcionava era apenas as cobranças de impostos, com muito rigor, prepotência e abusos de autoridade.

Cobrança de Impostos

Inicialmente o imposto estabelecido era o "quinto" (20%do ouro coletado destinava à coroa), como não…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.