Origem da Colônia Agrícola do Matapi:O Território do Amapá no Plano de Valorização Econômico da Amazônia

Publicado em 07/05/2010

 

11 - Motivações para a vinda dos colonos.

Conforme os entrevistados há uma variação de motivos para a vinda de imigrantes para a Colônia. No caso dos japoneses eles chegaram ao Brasil influenciado pela imigração supervisionada. Conforme Alvin, os japoneses vieram em decorrência da devastação da segunda Guerra Mundial. Conforme o Jornal Amapá de 23 de janeiro de 1954 “no dia 06 de setembro chegaram a Macapá 29 famílias de emigrantes japonesas composta de 177 pessoas, as quais estão exercendo atividades agrícolas no Território. Das 29 famílias nipônicas, 24 foram localizadas em terras da colônia agrícola do Matapi e 5 nos arredores de Macapá”.

Já os nordestinos e paraenses encaixavam-se numa perspectiva de remanejamento populacional. Eles não vinham direcionados para a Colônia Agrícola do Matapi, eles faziam parte do processo geral de povoamento da região amazônica.

Em geral, esses imigrantes eram destinados, dentro do programa de imigração brasileira, para a região do Jarí ou do Pará. Conforme dona Leonila “Não, nós viemos porque meu irmão disse que era bom né, ele já tava cinco anos no Jarí e a terra lá e, a terra lá muito boa não era preciso adubo nem coisa nenhuma e não precisava em nem precisa hoje…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.