Origem da Colônia Agrícola do Matapi:O Território do Amapá no Plano de Valorização Econômico da Amazônia

Publicado em 07/05/2010

3. Entrevistada: Geralda Batista Pereira, 76 anos, chegou em 1950 junto com seus pais diretamente do Ceará para o Amapá. (Em Junho de 2006).

Entrevistadores (E.): Por que vocês vieram para o Amapá?

Geralda Batista Pereira (G. B. P.): Por que o pessoal que trouxeram nós, nos disseram que aqui era muito bom. Chegamos em Capanan, no posto só tinha passagem gratuita para o alto Xingu e Cutijuba, o papai disse não, pra lá eu não quero ir por que meus filhos são muitos crianças pra ir pro seringal. Ai eles disseram: só tem passagem para o Amapá só tem pago, ai, meu pai tinha condições, ai nós viemos por conta do governo, o governo dava auxilio em dinheiro, de tudo. Nós tirava tudo dá cantina só não aquilo que... por exemplo nós não gostávamos de feijão da colônia de quem já tinha. Nós trouxemos sementes do Ceará. Plantamos feijão e colhemos bastante, farinha nós não gostamos da farinha da água, ai nós comprávamos até produzirmos.

E.: Quem era o administrador da época?

G. B. P.: É o Ribamar. Marido da dona Nazaré.

E.: Quando vocês chegaram aqui…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.