O Tráfico de Escravos e as Religiões Africanas

Publicado em 05/06/2005

O Tráfico de Escravos e a Religiões Africanas


As culturas africanas e a conversão religiosa

Muitos estudos que discutiram a religião no período colonial perceberam-na como "instrumento ideológico", veículo apassivador ou "anomizador" dos escravos – visão fortemente influenciada pelas correntes de análise "macroestruturais" (marxismo, estruturalismo e funcionalismo) – enfatizaram sobretudo as instituições, a ligação da igreja com o estado, sem dúvida um dado importante na análise do político via questão religiosa, que não pode ser preterido. Contudo, esses não se preocuparam em investigar esses sujeitos sociais, suas origens, crenças, vontades, que são aniquiladas, esmagadas pelas instituições todo poderosa. (p. 270)

Nas minas coloniais, a igreja tornou-se, a partir de sua apropriação e reelaboração pelos africanos e descendentes, uma das esferas de atuação política dos escravos, entre tantos motivos, devido ao seu poder de aglutinação desses estrangeiros desenraizados pelo tráfico atlântico, conferindo espaço de recriação de identidades culturais, de discussão e resolução de seus problemas, e ainda outros que se enleiam no âmbito colonial, assunto que se buscará discutir. (p.271). A religião, a igreja, ou melhor, a reelaboração que delas faziam os cativos poderia também oferecer instrumentos de resistência social, todavia, para melhor viver sob condições as mais difíceis possíveis urgia quase sempre o "fingir ser", um elemento da resistência velada. Dessa maneira, mesmo que não…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.